domingo, 6 de março de 2011

Vamos tratar melhor a nossa linguagem escrita?

Queridos amigos,

        Durante anos tenho observado um crescente agravamento do que chamo Síndrome da Má Comunicação EscritaAs causas apontadas são as mais diversas, desde a derrocada do ensino,  pelas razões que todos conhecem, até o advento da linguagem cifrada da internet, passando pelo mais completo desinteresse pela literatura, "privilégio" não só dos mais jovens. 
          Preocupado com as consequências de tal descaso, resolvi criar este blog, através do qual, pretendo contribuir, dentro, é claro, das minhas limitações, para que sejam resgatadas as  normas  da  boa escrita.  Para isso, conto com a colaboração de todos aqueles que desejarem contribuir com idéias, comentários, indicações de leitura, crônicas, poesias, enfim.
        Quero enfocar o meu trabalho na análise de textos,  comentando, e, sugerindo, quando for o caso, alternativas para torná-los mais claros, elegantes e objetivos.   
          Grande parte das cartas comerciais, documentos oriundos de órgãos públicos, material publicitário, trabalhos científicos, traduções, colunas de revistas e jornais, lembretes, avisos, tanto em ambiente físico como virtual, contém verdadeiras  aberrações que os tornam ininteligíveis,  pouco recomendáveis e, até, constrangedores para quem os assina.
       Muitas   pessoas se baseiam no apoio dos programas  verificadores de ortografia existentes nos editores de texto, sem perceberem que são pouco confiáveis, já que  não têm  a sutileza  e  a sensibilidade peculiares ao cérebro humano.  Jamais um programa de computador poderá perceber cacófatos ou  erros de concordância, muito menos  frases de sentido dúbio ou escritas de forma deselegante.
        Tais descuidos  devem ser, portanto, combatidos com o máximo vigor, a fim de que não acabemos por perder a nossa identidade,  vulgarizando  a língua pátria, da qual tanto nos orgulhamos.
        Para isso criei o blog, que, pretendo, funcione como agente conscientizador e de apoio àqueles que desejam escrever e interpretar melhor.  É preciso, porém, que todos participem.

2 comentários:

  1. Gostaria de lhe agradecer pela revisão de meus trabalhos acadêmicos. Abraço! Camila

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila,
    Para mim é uma grande alegria poder colaborar. Esse é o objetivo do Redigindo e Interpretando.
    Volte sempre!

    ResponderExcluir